Senet – A magia e o mistério nos jogos

Para comemorar os mais de mil acessos em apenas duas semanas, vamos olhar de perto um jogo que combina com as aspirações deste blog, “Senet”.

Com seus mais de 5.500 anos de existência, Senet é um dos jogos mais curiosos de todos os tempos. Cultuado no egito antigo, Senet foi trazido ao mundo graças a descobertas da tumba de Tutankamon, que relevou o jogo ao mundo contemporâneo. Jogado com um tabuleiro, dois conjuntos de 5 peças de movimentação para cada jogador e um dado egípcio de 4 pedaços, Senet teve a sua primeira aparição no livro egípcio dos mortos, no capítulo 17. Essa aparição revela um lado de Senet que na verdade nos ajuda a entender a natureza e ancestralidade de muitos jogos: Os mistérios e a magia.

Para entender essa relação existe um livro muito bom,  “Jogos dos Deuses”, de Nigel Pennick. Podemos ver no símbolo máximo dos jogos – os dados – a fusão mística que os jogos possuíam em culturas e civilizações da antiguidade. Isso se deve ao fato da palavra “dado” ser derivada do latim “dadus” , que significa “dado pelos deuses”. Além deste exemplo podemos ver que a origem de muitos jogos de cartas vem diretamente nas artes adivinhatórias do Tarot. O jogo de búzios é outro ancestral místico dos jogos.

Porém, voltando ao Senet, trata-se de um jogo de corrida aonde o jogador precisa deslocar suas peças rumo ao final. Existe um conjunto de regras e simbolismos, no entanto. As regras regulam como essa movimentação se dá, tanto no sentido de quando ela pode começar, a relação entre as peças dos jogadores e as casas com inscrições egípcias. Olhando sob esse prisma, talvez não tenha sido por coincidência que o filósofo holandês Johan Huizinga, em sua obra “Homo Ludens”, tenha cunhado o termo “círculo mágico”, para se referir a capacidade de transcendência que os jogos possuem.

Senet era encarado pelos egípcios como uma mística peregrinação e passagem da alma através do mundo dos mortos, uma luta contra o mal e um ritual da passagem do mundo material para o mundo espiritual. Acreditavam que ao morrer seriam desafiados pelo deus Rá, o deus sol, a jogar uma partida de Senet, tendo como prêmio de vitória o “paraíso”.

Estudar a mística dos jogos talvez nos ajude a compreender o porque de os jogos serem mágicos para muitos de nós. Os deuses podem ter mudado, mas a magia continua.

 

Confiram a mais nova rede social para os desenvolvedores e amantes de jogos: http://www.kolksgames.com.br/

6 pensamentos sobre “Senet – A magia e o mistério nos jogos

  1. Lilian Carvalho disse:

    Muito interessante!

  2. renata disse:

    Esse já está na minha lista para jogarmos assim que eu chegar, além do Mancala é (ÓBVIOOOOOO). Vamos jogar os que já estão na sua casa e no Spoletto também…PREPARE-SE rsrsrsrs

  3. frozennoise disse:

    Mais um jogo de tabuleiro (de tabuleiro?) exótico! Esse blog é fantástico!

    Vou começar a fazer uma lista e gradativamente começar a procurar esse jogos para comprar.

    • luduslila disse:

      Olá Frozennoise,

      Obrigado por suas palavras! Bom, se você quiser eu posso dar a dica de aonde comprar. Mande um e-mail para a Marta da empresa Mitra, nesse e-mail:

      mitra@mitracriacao.com.br

      Não se esqueça de dizer que ficou sabendo sobre o jogo aqui, pois eu falei com ela para tentar dar um desconto para a galera que viu o jogo aqui 😉

      Abraços!

Deixe um comentário