400 years – O jogo da paciência

O jogo “400 years” é um indie flash game desenvolvido por um polonês que atende na internet pelo apelido de “Scriptwelder”.

400

O jogo é no estilo plataforma 2d, muito simples, aonde controlamos uma rocha. Praticamente temos as opções de caminhar, pegar itens, e esperar a passagem do tempo. É justamente na opção da passagem do tempo, que jaz as conotações filosóficas do jogo, que é uma experiência breve, sendo jogado em aproximadamente 15 minutos.

400 (1)

Em diversos momentos do jogo, precisamos acionar a opção da passagem do tempo. Quando a acionamos, os anos passam, as estações se apresentam (verão, primavera, outono e inverno) e o período de 400 anos vai chegando mais próximo.

400-years-walkthrough

“400 years” nos apresenta uma história, em que temos que evitar uma calamidade. Para evitar spoilers, não direi qual é a calamidade, que é descoberta quando se chega no final. A questão é que, a sutileza da mecânica da passagem do tempo nos faz refletir e considerar como a paciência é uma virtude, e o tempo, talvez o maior solucionador de grandes dilemas. O simples ato de esperar por uma solução requer a sabedoria de uma entidade que esteja consciente da transitoriedade da vida e da breviedade das pequenas ações, mirando os maiores plano e contexto, sacrificando-se e transcendendo a sua própria existência. É impressionante como um jogo tão simples e curto possa causar esse tipo de impressão para mentes mais sensíveis.

 

Confiram a mais nova rede social para os desenvolvedores e amantes de jogos: http://www.kolksgames.com.br/

2 pensamentos sobre “400 years – O jogo da paciência

  1. Rodrigo Schio disse:

    Joguei e zerei…
    Precisei de uma ajudinha mas zerei…

    Achei bem legal

Deixe um comentário